top of page

Como melhorar a Governança (ASG) na sua organização por meio da Diversidade e Inclusão.

A diversidade e inclusão estão intrinsecamente relacionadas no que tange aos aspectos sociais e de governança. Empresas e organizações que adotam práticas de diversidade e inclusão tendem a ter um melhor desempenho nos critérios Ambiental, Social e Governança (ASG), pois reconhecem a importância de criar um ambiente de trabalho equitativo e acessível a todos(as/es), independentemente de gênero, raça, orientação sexual, deficiência, ou qualquer outra diferença.

 

Mostrar compromisso explícito com a inclusão e priorizar a diversidade a partir do processo de seleção e recrutamento da sua empresa, focando em moradores periféricos, pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas, além de considerar a orientação sexual e identidade de gênero. Isso demonstra uma preocupação em refletir a sociedade em sua composição e em suas ações, um dos pilares sociais da governança ASG.

 

Além disso, é importante que a sua empresa destaque a importância de desenvolver uma cultura organizacional baseada na diversidade, colaboração, equidade de gênero e sexual, e horizontalidade de saberes, com a raça como elemento central entre outros princípios norteadores de sua política de governança. Essas práticas não só promovem um ambiente mais justo e inclusivo, mas também contribuem para uma governança mais sólida, ao garantir que diversas perspectivas e experiências estejam representadas nas tomadas de decisões.

 

Dessa forma, a conexão entre diversidade e inclusão e a governança ASG se dá por meio do reconhecimento de que um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo contribui para a sustentabilidade da organização a longo prazo, ao promover a igualdade, o respeito mútuo e a justiça social. Por fim, organizações que adotam essas práticas tendem a ser vistas com melhores olhos por investidores, consumidores e pela sociedade em geral, que cada vez mais valorizam empresas socialmente responsáveis e éticas.

0 comentário

Comments


bottom of page